domingo, 4 de novembro de 2012

Iron Maiden: o instrumento que inspirou batismo da Donzela

ImagemInspirações nada ortodoxas fazem parte do mundo do metal e, não raras vezes, advém das fontes mais bizarras possíveis: AC/DC vem (oficialmente) de uma placa atrás de uma máquina de costura e JUDAS PRIEST de uma canção de BOB DYLAN. Dentre os clássicos, o filme “The Man in the Iron Mask” de 1939 - uma das várias versões cinematográficas de um dos contos de ALEXANDRE DUMAS - foi, em 1975, assistido por um então desconhecido baixista inglês. No filme, é mencionado o instrumento de tortura chamado “Iron Maiden”, um receptáculo de ferro que continha pontas afiadas de lança em seu interior. O resto da história você já sabe.
Ao contrário do que possa parecer, a donzela vem de um período pós-iluminismo - diferentemente do que possa sugerir a idéia medieval de sua concepção. Segundo consta, muitas montagens com seu design foram elaboradas para fins comerciais, nada atentos à sua verdadeira idade (por volta do final do Séc. 18). Suas formas sugerem a inspiração em sarcófagos – referência temática que aparece em menor ou maior grau na carreira do MAIDEN. Com aproximadamente dois metros de altura e um de largura, continha portas duplas e, segundo consta, uma réplica foi encontrada no palácio da família do ditador SADAM HUSSEIN - famosos por suas práticas cruéis contra desfafetos.
A grande questão que gira em torno da adaptação do nome pela banda pode ter tido o reforço de outra circunstância. Ascendendo ao poder em 1979 a “Iron Lady” (Dama de Ferro) como ficou conhecida a Primeira-Ministra MARGARET TATCHER, elitista e de um forte conservadorismo político, diminuiu a produção industrial inglesa, triplicando as taxas de desemprego no início dos anos 80. A capa do single “Sanctuary” com a representação da mesma sendo assassinada por EDDIE enquanto rasgava um cartaz da banda ficou mundialmente conhecida. Discussões a parte, o fato é que instrumentos de tortura e políticos impopulares formam uma provável combinação - e o IRON soube se valer disso.

A Câmara de espinhos e outros instrumentos “Correcionais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...