sábado, 12 de maio de 2012

Para que serve o gerenciador de boot?

Entenda o que há por trás dos principais sistemas de carregamento dos sistemas operacionais.

Se você possui apenas um sistema operacional em seu computador, então dificilmente você tenha algum contato visual com gerenciadores de boot (boot manager ou bootloader). Por outro lado, se você instalou mais de uma versão do Windows na máquina (ou alguma distribuição Linux junto com o sistema da Microsoft), você vai perceber que está mais familiarizado com o tema do que imagina.
É muito fácil reconhecê-los, pois eles possuem uma certa estrutura em comum. Os mais simples são baseados no sistema DOS, apresentando diversas opções para que o usuário escolha – Windows ou Linux, por exemplo. Há também os que são gráficos, como o Chameleon, que é recomendado para usuários do Mac OS X.



A importância do Botloader

Independente de qual seja o sistema operacional, o computador precisa realizar uma série de tarefas para que você possa utilizá-lo. Isso inclui o carregamento de arquivos de sistema, configurações e recuperação de arquivos salvos na memória de armazenamento. Sem o bootloader, o seu sistema operacional simplesmente não seria carregado no computador.
Uma comparação bem simples pode ser feita entre o sistema operacional e um CD colocado no computador. O sistema operacional que não é carregado automaticamente funciona da mesma maneira que um disco gravado sem a instrução para execução automática – se você não ordenar nenhuma tarefa, nada vai acontecer.

Onde ficam os arquivos ?


O gerenciador de boot não fica instalado no mesmo local que os outros arquivos do seu disco rígido. Para que seja carregado mais rapidamente e também interfira no funcionamento dos arquivos (ou mesmo seja corrompido por outras tarefas), o bootloader é instalado em um setor conhecido como Master Boot Record – que também é conhecido como Trilha Zero do HD.

E onde ele está presente ?

Em todos os seus equipamentos que possuem algum tipo de sistema operacional – incluindo aquele celular antigo que só rodava o jogo da cobrinha. O bootloader é, como já dissemos, responsável pelo carregamento de todas as instruções de inicialização do sistema. Por essa razão, ele pode ser encontrado nos computadores, tabletscelulares.
Ressaltamos: mesmo que você nunca tenha visto a tela de gerenciamento de boot em nenhum dos seus computadores, ele estava lá. Quando a máquina possui apenas um sistema operacional, as instruções de carregamento são realizadas automaticamente, e é por isso que você não percebe a ação delas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...