quinta-feira, 8 de março de 2012

Estudo: muitos antivírus para Android não são eficazes

Pesquisa indica que a maior parte dos softwares de proteção do sistema operacional móvel do Google não deixa seu aparelho tão seguro assim


Usa Android? Tem um antivírus instalado? Tomara que sua escolha tenha sido inteligente, pois, de acordo com estudo feito pela empresa de análise AV-Test e divulgada no site CNET, a maior parte dos aplicativos de proteção para dispositivos Android não cumpre aquilo que promete - ou seja, falha em identificar a maior parte das ameaças.

O estudo, capitaneado pelo pesquisador Andreas Marx, CEO da AV-Test, diz que o teste só teve resultados bem-sucedidos em aplicações que possuem versões também para desktop, como Avast, F-Secure e Kaspersky. Já para softwares desenvolvidos especificamente para o sistema operacional Android, salvam-se apenas Lookout e Zoner. Todos estes, segundo a pesquisa, detectaram aproximadamente 90% das 618 espécies de ameaças que afetam o sistema do Google.

Fazendo justiça a quem teve pontuação menor, Marx disse que essas "ameaças" podem não ser necessariamente maliciosas, dependendo do ambiente em que se encontram. Aplicativos que pontuaram entre 60% e 90% nos testes "podem ser baixados e você não terá que esquentar a cabeça com proteção".

O teste da AV-Test foi feito em duas partes: serviços de proteção foram primeiramente testados no Android SDK, o kit para desenvolvedores do sistema operacional do Google, onde é possível emular quase todos os ambientes do Android; e um aparelho comercial não-descrito, para o caso de aplicativos que pedissem alguma autenticação do usuário, como códigos enviados via SMS.



Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...